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Modalidade
Híbrido
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Gerência
GITEAD
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Objetivo
Formar docentes para planejar, criar, gerir disciplinas ofertados na modalidade EaD, para que atuem de forma dinâmica na utilização das ferramentas disponíveis no AVA/Moodle.
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Público Alvo
Carreira Magistério e Carreira Assistência à Educação
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Pré-requisito <p>não há</p>
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Necessário documento comprobatório
Não
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Cronograma
Ambientação
Ambientação no AVA - Apresentação do curso para T1 (22/08) e T2(24/08) - Total:10h Período: 22/08 a 27/08
Módulo 01 EaD e AVA - Educação a Distância Conceito, concepções e legislação
Planejamento de um curso EaD e design educacional – MDE Total: 20h Período: 28/08 a 24/09
Encontro Síncrono: 01 – 29 e 31 de agosto
Módulo 02 Recursos do Moodle Configuração de curso no Moodle Utilização das ferramentas com ênfase nos recursos Total: 20h
Período: 25/09 a 22/10 Encontro Síncrono: 01 – 17 e 19 de outubro
Módulo 03 Atividades do Moodle Configuração de curso no Moodle Utilização das ferramentas ênfase nas atividades Total: 20h Período: 23/10 a 19/11 Encontro Síncrono: 01 – 07 e 09 de novembro
Módulo 04 Mediação e Avaliação Concepções de ensino e de aprendizagem, sob a perspectiva do processo de mediação pedagógica. - Concepção e métodos de avaliação em EaD Os perfis docentes e discentes na Educação a Distância Total: 20h Encontro Síncrono: 01 – 21 e 23 de novembro Encerramento da turma : de 24/11 a 05/12 (para a turma de terça) e 07/12 para a turma de quinta Avaliação Período: 20/11 a 05/12 (para a turma de terça) e 07/12 para a turma de quinta
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Avaliação
A avaliação será processual e contínua, durante todo desenvolvimento da formaçãotendo em vista os seguintes aspectos: ● Observação da participação do cursista nas atividades desenvolvidas nos encontrossíncronos; ● Realização das atividades propostas no AVA; ● Interatividade na Sala de Aula Virtual; ● Prática Reflexiva da Aprendizagem Desenvolvida (PRAD): considerando-se a atuação e a(s) problemática(s) do cotidiano profissional dos cursistas, os mesmos irão: 1. - Elaborar a Matriz de Design Educacional – MDE; 2. - Criar e gerenciar disciplina na modalidade a distância no Moodle da EAPE (laboratório virtual).
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Conteúdo
● Configuração de cursos e atividades pedagógicas no Moodle; ● Educação a Distância: conceito, concepções e legislação; ● Noções sobre planejamento, design educacional e avaliação para Ambiente Virtualde Aprendizagem; ● Os perfis docentes e discentes na Educação a Distância; ● Principais ferramentas do ambiente Moodle.
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Fundamentação Teórica
O curso baseia-se nos princípios do Design Instrucional Contextualizado definido nas obras de Filatro (2004, 2018), nos pressupostos teóricos e princípios de Educação a Distância (EaD) apresentados no Currículo em Movimento da SEEDF e no conceito de EaD definido oficialmente no art. 1º do Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017 [...] considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos. Elaborar um ambiente virtual para um curso na modalidade EaD, ou somente utilizá-lo, é mais complexo do que pode parecer à primeira vista. Assim sendo, é essencial estarmos atentos aos critérios que serão adotados para a escolha e uso das ferramentas. Para GOMES (2007) “cada ferramenta possui um propósito pedagógico por trás, a simples presença da ferramenta não indica que seu uso será eficaz”. Portanto, devemos considerar, ao construirmos um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que a interação que desejamos vai além dos fazeres não-significativos, ela, como esclarecem MARTINS e CAMPESTRINI (2007), “deve integrar o objeto de estudo à realidade do sujeito, dentro de suas condições, de forma a estimulá-lo e a desafiá-lo (...)”. Nesse contexto, Valente (1993) afirma que o conhecimento indispensável para que o professor adote essa posição não é adquirido unicamente por meio de treinamento. É necessário um processo de formação onde deve ser estabelecida uma relação dialógica entre a teoria e a prática implementando ações permanentes, dinâmicas, integradoras e reflexivas promovendo uma retroalimentação no fazer pedagógico. Assim, nesta perspectiva o curso promove aos educadores cursistas a inclusão digital, um dos pilares para a formação integral do indivíduo. A mediação pedagógica é realizada por meio de um AVA, onde é preconizado o protagonismo do professor cursista, proporcionando a interação e a construção dinâmica do conhecimento. O professor em formação tem a oportunidade de discutir sobre a inclusão digital, a inserção de novas tecnologias no processo de aprendizagem, a influência e as consequências das tecnologias na construção social, para tanto serão propostos estudos teóricos, aliados à vivência de situações práticas em EaD. Por fim, este educador será convidado a interferir em sua realidade por meio da reflexão de suas ações e práticas
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Objetivo Específico
●Conhecer diferentes conceitos teóricos epistemológicos e a legislação sobre EaD;
● Distinguir o papel do docente e do estudante em Educação a Distância;
● Conhecer as diferentes concepções sobre Design Educacional;
● Utilizar de forma autônoma ferramentas do Moodle configurando salas e atividades pedagógicas;
● Criar atividades pedagógicas utilizando ferramentas para mediar o processo de ensinoaprendizagem
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