Registros não encontrados
 | Ementa |
|
|
|
Modalidade
Híbrido
| | |
Gerência
GITEAD
| | |
Objetivo
Formar profissionais da educação para planejar, criar, gerir e mediar disciplinas ofertadas na modalidade a distância, para que atuem de forma dinâmica na utilização das ferramentas e recursos proporcionados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle
| | |
Público Alvo
Carreira Magistério e Assistência
| | |
Pré-requisito <p>não há</p>
| | |
Necessário documento comprobatório
Não
| | |
Cronograma
Data (dia e mês)
|
Conteúdos
|
Módulo de Ambientação Encontro presencial na EAPE:
T1:22/08/23
T2:24/08/23
|
AVA:: eadeape.se.df.gov.br
Apresentação e discussão da ementa, Plano e Prática Reflexiva da Aprendizagem Desenvolvida – PRAD Navegação no AVA
|
Módulo de Ambientação 22/08/23 a 05/09/23
|
AVA:
eadeape.se.df.gov.br Apresentação do cursista no AVA (Fórum de Apresentação): Atividade avaliativa PRAD Ambientação no Moodle
Preenchimento do questionário de perfil do cursista (Enquete): Atividade avaliativa PRAD
|
Módulo1 Planejamentode diretrizes para AVA
05/09/23 a 11/09/23
|
AVA: eadeape.se.df.gov.br Conceitos sobre Design Educacional (Arquivo e Fórum de discussão): Atividade avaliativa PRAD Envio de proposta para AVA:
Atividade avaliativa PRAD Obrigatória
|
Módulo 2 Abertura e Configuração de AVA Encontro presencial na EAPE: T1: 12/09/23
T2: 14/09/23
|
Cadastro no Moodle nas nuvens, principais recursos de customização da plataforma; Planejamento, Criação e Gerenciamento de Cursos
|
Módulo 2 Abertura e
Configuração de AVA 12/09/23 a 16/10/23
|
AVA (Laboratório virtual - Moodle nas nuvens:
https://www.milaulas.com/): Gerenciamento de Autenticação; Gerenciamento de Editores de Texto; Política do Site, Segurança; Gerenciamento de Interface do Moodle.
AVA: eadeape.se.df.gov.br Fórum de Dúvidas Módulo 2: Atividade Optativa
|
Módulo 2 Abertura e
Configuração de AVA Encontro presencial na EAPE: T1: 17/10/23
T2: 19/10/23
|
Configuração do Moodle; Planejamento,Criação e gerenciamento de cursos;
Gerenciamento de Notas; Planejamento, criação e gerenciamento de Atividades e Recursos.
|
Módulo 2 Abertura e
Configuração de AVA
17/10/23 a 06/11/23
|
AVA (Laboratório virtual - Moodle nas nuvens: https://www.milaulas.com/): Configuração do Moodle;
Planejamento, Criação e Gerenciamento de Cursos;
Gerenciamento de Notas; Planejamento, criação e gerenciamento de
Atividades e Recursos. AVA: eadeape.se.df.gov.br Registro das atividades –
Módulo 2: Atividade avaliativa PRAD
Obrigatória
Fórum de Dúvidas Módulo 2: AtividadeOptativa
|
Módulo 3 Usuários - Contas e
Permissões
Encontro presencial na EAPE: T1: 07/11/23
T2: 09/11/23
|
Gerenciamento de Contas; Gerenciamentos deUsuários; Gerenciamento de Permissões.
|
Módulo 3 Usuários - Contas e
Permissões
07/11/23 a 20/11/23
|
AVA (Laboratório virtual - Moodle nas nuvens: https://www.milaulas.com/): Gerenciamento de Contas;
Gerenciamentos de Usuários; Gerenciamento de Permissões.
AVA: eadeape.se.df.gov.br Registro das atividades – Módulo 3:
Atividade avaliativa PRAD
Obrigatória
Fórum de Dúvidas
Módulo 3: Atividade Optativa
|
Módulo 4 Relatórios e Backups Encontro presencial na
EAPE: T1: 21/11/23
T2: 23/11/23
|
Gerenciamento de Relatórios; Gerenciamento de Backups
|
Módulo 4 Relatórios e Backups
21/11/23 a 04/12/23
|
AVA (Laboratório virtual - Moodle nas nuvens: https://www.milaulas.com/): Gerenciamento de Relatórios; Gerenciamento de Backups.
AVA: eadeape.se.df.gov.br Registro das atividades –
Módulo 4:
Atividade avaliativa PRAD
Obrigatória
Fórum de Dúvidas Módulo 4: Atividade Optativa
|
Módulo 5 Apresentaçãofinal e encerramento
Encontro presencial na EAPE:
T1: 05/12/23
T2: 07/12/23
|
AVA:
Finalização das atividades, compartilhamento dos AVA criados.
Fórum de finalização.
Atividade avaliativa PRAD:
O PRAD será concluído com a apresentação de um modelo de Ambiente Virtual de Aprendizagem completo, produzido pelo cursista ao longo do Percurso por meio de atividades propostas e desenvolvidas nos
Módulos 1-5
|
| | |
Avaliação
O cursista será avaliado ao longo do percurso, conforme realização das "Atividade avaliativa PRAD" que são etapas de construção da PRAD. A PRAD será concluída com a apresentação de um modelo de Ambiente Virtual de Aprendizagem completo, produzido pelo cursista ao longo do Percurso por meio de atividades propostas e desenvolvidas nos Módulos 1-5.
| | |
Conteúdo
- Cadastro no Moodle nas nuvens, principais recursos de customização da plataforma; Planejamento, Criação e
Gerenciamento de Cursos;
- Configuração do Moodle; Planejamento,Criação e gerenciamento de cursos;
Gerenciamento de Notas; Planejamento, criação e gerenciamento de
Atividades e Recursos;
- Gerenciamento de Relatórios; Gerenciamento de Backups.
| | |
Fundamentação Teórica
O curso baseia-se nos pressupostos teóricos e princípios de Educação a Distância (EaD) apresentados no Currículo em Movimento da SEEDF e no conceito de EaD enos princípios do Design Instrucional Contextualizado definido nas obras de Andrea Filatro. O profissional em formação tem a oportunidade de discutir sobre a inclusão digital, a inserção de novas tecnologias no processo de aprendizagem, a influênciae as consequências das tecnologias na construção social, para tanto serão propostos estudos teóricos, aliados à vivência de situações práticas em EaD, especialmente na administração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Por fim, este profissional será convidado a interferir em sua realidade por meio da reflexão de suas ações e práticas
| | |
Objetivo Específico
(1) Conhecer o conceito, diferentes concepções sobre Design Educacional; (2) Distinguir os diversos papéis e perfis existentes na plataforma Moodle; e (3) Conhecer e utilizar de forma autônoma as principais ferramentas da plataforma Moodle para administração e configuração de cursos.
| | |
|
|
|