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Modalidade
Híbrido
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Gerência
GETEB
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Objetivo
Promover experiências téorico-práticas com abordagens e metodologias ativas para atuação com o “Projeto de Vida” na escola.
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Público Alvo
Professores efetivos ou de contrato temporário que estejam atuando com o componente curricular “Projeto de Vida” no Ensino Médio, e Coordenadores intermediários do “Projeto de Vida”.
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Pré-requisito <p style="text-align: justify;">Ser professor efetivo ou de contrato temporário na SeeDF e que esteja atuando com o componente curricular “Projeto de Vida” no Ensino Médio, e Coordenadores intermediários do “Projeto de Vida” e ter disponibilidade para fazer o segundo módulo do curso no segundo semestre para compor as 180 horas e assim concorrer para o processo de aptidão.</p> <p style="text-align: justify;">Apresentar declaração da escola de atuação como professor do componente curricular “Projeto de Vida” ou como coordenador do “Projeto de Vida” na unidade escolar, que deverá ser solicitada à Secretaria da escola e assinada pela equipe gestora.</p>
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Necessário documento comprobatório
Sim
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Cronograma
“PROJETO DE VIDA NOVO ENSINO MÉDIO - EDUCAR PARA O SÉCULO XXI”
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Percurso 2 - Concepções e fundamentação teórica
horários: 9h às 11h30 e/ou 14h às 16h30
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23/08/2022
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Encontro presencial (EAPE) - Aula inaugural
Acolhimento da turma, apresentação do plano de (per)curso e
das diretrizes da Unidade Curricular Projeto de Vida -
Informes gerais da coordenação do curso e instruções sobre o sistema do AVA e Sigeape.
(Turma de terça-feira)
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30/09/2022
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Encontro síncrono plataforma zoom
Articulação entre Projeto de Vida , Currículo e Novo Ensino Médio.
Introdução ao PIL e navegação no AVA e Sigeape.
(Turma de terça-feira)
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3
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06/09/2022
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Encontro síncrono plataforma zoom
Orientações sobre o PIL, fórum de discussão nas salas simultâneas sobre o Projeto de Vida na escola.
(Turma de terça-feira)
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4
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13/09/2022
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Encontro presencial (EAPE)
Autocuidado e autoconhecimento - Competências para a vida no século XXI
(Turma de terça-feira)
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20/09/2022
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Encontro síncrono plataforma zoom
As inteligências Múltiplas e as Aprendizagens
(Turma de terça-feira)
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27/09/2022
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Encontro síncrono plataforma zoom
Entrega do formulário de planejamento do PIL, suporte ao AVA Moodle e Sigeape, esclarecimentos de dúvidas relativas às escalas anteriores.
(Turma de terça-feira)
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04/10/2022
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Encontro presencial (EAPE)
Quais os meus Valores e Propósitos de Vida?
(Turma de terça-feira)
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11/10/2022
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Encontro síncrono plataforma zoom
Aprofundamentos sobre o PIL, fórum de discussão das práticas pedagógicas no Projeto de Vida na escola.
(Turma de terça-feira)
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18//10/2022
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Encontro síncrono plataforma zoom
Planejamento do meu Projeto de Vida.
(Turma de terça-feira)
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25/10/2022
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Encontro presencial (EAPE)
Atitude empreendedora no Projeto de Vida Sebrae
(Turma de terça-feira)
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01/11/2022
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Encontro Síncrono via plataforma Zoom
Como ser professor(or) das juventudes no século XXI?
(Turma de terça-feira)
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08/11/2022
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Encontro Síncrono via plataforma Zoom
Socialização dos Projetos Interventivos Locais
(Turma de terça-feira)
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22/11/2022
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Encontro Síncrono via plataforma Zoom
Socialização dos Projetos Interventivos Locais
(Turma de terça-feira)
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29/11/2022
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Encontro presencial (EAPE)
Avaliação do curso e confraternização
(Turma de terça-feira)
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Avaliação
A avaliação será formativa por meio da participação em 75% das aulas diretas presenciais, encontros síncronos com realização das atividades no ambiente virtual e atividades de horas indiretas com a aplicação da aplicação do Projeto Interventivo Local e socialização de experiências exitosas.
As faltas devem ser justificadas mediante declaração da direção da escola de origem, que deverá ser anexada no Sigeape pelo cursista.
Avaliar a própria participação e envolvimento no curso, o percurso de aprendizagem como um todo, e os formadores.
Atividades avaliativas obrigatórias (horas indiretas):
- Projeto Interventivo Local a ser anexado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA Moodle) no final do semestre, e
- Realização de exercícios de percepção, testes e outras atividades preparatórias para serem feitas antes dos encontros síncronos e presenciais.
Atividades avaliativas obrigatórias (on-line):
- Realização das atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA Moodle). O link para acessar o AVA Moodle é: https://eapeonline.se.df.gov.br/login,
- Participação nos encontros síncronos (via plataforma Zoom);
- Registro reflexivo dos encontros síncronos feito por grupos de cursistas por encontro, e
- Participação nas rodas de socialização e de experiências exitosas.
Todas as faltas devem ser justificadas (até 3 faltas justificadas):
- Esta é uma formação em horário de trabalho, portanto, a frequência é fundamental, podendo, ter no máximo,
3 faltas justificadas, no total,
- As faltas deverão ser justificadas por meio de uma declaração assinada pela direção da escola de origem, e
- A declaração da escola deverá ser digitalizada e anexada no Sigeape pelo cursista. O link para acessar o SIGEAPE é: https://sigeape.se.df.gov.br/app_Login.
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Conteúdo
1- Articulação entre os documentos norteadores do “Projeto de Vida” e processos avaliativos;
2- Autoconhecimento, autocuidado, propósito e sentido de vida do sujeito integral;
3- Conceitos, tipologias e dimensões do “Projeto de Vida” no Ensino Médio;
4- Concepções do Projeto Interventivo local (PIL);
5- Inteligências Múltiplas, as profissões do futuro e os desafios de educar no século XXI; e
6- Planejamento estratégico: metas e objetivos do Projeto de Vida.
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Fundamentação Teórica
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, para atender as demandas das juventudes impactadas pelas transformações tecnológicas, sociais e econômicas, implementa a nova unidade curricular “Projeto de Vida”, no Ensino Médio. A LDB (BRASIL, 1996) prevê a formação integral do discente por meio de uma organização do trabalho pedagógico que promova a autonomia, o comportamento cidadão e o protagonismo na construção do projeto de vida do estudante, bem como seu desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional. Essa organização instituída pela nova BNCC (BRASIL, 2017) prevê como princípio central e orientador o conceito de projeto de vida: uma estratégia de reflexão sobre o percurso escolar na construção das dimensões pessoal, social e profissional do estudante.
Em consonância com o “Currículo em Movimento da Educação Básica” (DISTRITO FEDERAL, 2014), esta proposta convida o estudante a assumir o lugar de protagonismo em sua aprendizagem (VYGOTSKY, 2001) na construção do seu projeto de vida. Contempla, portanto, a necessidade de superação da fragmentação do conhecimento e põe foco em sua aplicação na vida real.
Segundo a BNCC (2017), cabe às escolas de Ensino Médio possibilitar a todos o acesso às aprendizagens necessárias para que possam fazer uma leitura crítica da realidade, criar formas de superar os novos desafios sociais, econômicos e ambientais da contemporaneidade (SCHWAB, 2016) e aprender a fazer tomada de decisões que sejam éticas e fundamentadas no valor da vida. Para isso, faz-se necessário adotar o princípio inegociável de que todos os estudantes podem aprender e alcançar seus objetivos, em detrimento de qualquer especificidade pessoal ou escolar.
Nesse sentido, a escola que acolhe as juventudes deve proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que: promovam o empreendedorismo (criatividade, inovação, planejamento, liderança, colaboração, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outros) entendido como competência essencial ao desenvolvimento pessoal, à cidadania ativa, à inclusão e à empregabilidade. (BNCC, 2017, p.466).
Ao cursar este componente curricular, o professor terá a oportunidade de aprender a se conhecer, a se relacionar com seu próprio corpo, com seus sentimentos e emoções (GOLEMAN, 1995), compreenderá o sentido de vida (FRANKL, 2020) e aprenderá a construir relações interpessoais saudáveis (SELIGMAN, 2019a, 2019b). O processo de ensino aprendizagem dará ênfase à promoção do diálogo, do entendimento e da solução não- violenta de conflitos (ROSENBERG, 2006), permitindo a manifestação de pontos de vista diferentes, divergentes e até mesmo opostos.
É neste contexto que esta proposta de formação continuada se insere, pois permite oferecer aos professores referenciais teóricos e metodologias diversas com recursos e instrumentos,que seguem os passos da pedagogia histórico-crítica (GASPARIN, 2012) e consideram as três fases do método dialético: prática, teoria e prática, de forma a gerar autonomia ao professor que irá construir percursos de aprendizagens na unidade curricular Projeto de vida, por meio das Metodologias Ativas.
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Objetivo Específico
1- Aprender sobre o conceito de propósito e sua importância para o projeto de vida;
2- Conhecer a teoria das múltiplas inteligências e iniciar uma autopesquisa para mapear as próprias inteligências;
3- Identificar e explorar os princípios da filosofia dos valores, os sonhos que norteiam nossas escolhas de vida;
4- Reconhecer a importância de praticar o autoconhecimento e autocuidado;
5- Refletir sobre a quarta revolução industrial, sobre ser professor das juventudes no século XXI e os desafios da escolha profissional.
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