Compreender aspectos teóricos e práticos de mobilidade promovendo ações para o desenvolvimento da Educação para o Trânsito na escola.
Ser professor (a) efetivo (a) da SEEDF da Carreira Magistério Público ou contrato temporário.
Dentre os critérios de avaliação podemos destacar: participação nos fóruns e encontros síncronos, entrega das atividades propostas e no mínimo 60 pontos para aprovação.
A proposta de implantação da Educação para o Trânsito na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, com a temática “Mobilidade e Trânsito” é uma iniciativa celebrada entre o Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran-DF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEEDF por meio de Termo de Cooperação Técnica, para executar o Programa Detran nas Escolas.
Essa formação continuada para os Profissionais de Magistério da SEEDF está fundamentada no Código de Trânsito Brasileiro - CTB, nas Diretrizes Nacionais de Educação para o Trânsito, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, no Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal conforme prescreve o Termo de Cooperação Técnica, celebrado entre o Detran-DF e a SEEDF, está alinhada aos eixos integradores e nos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento, são eles: a Educação para Diversidade, a Cidadania e Educação para os Direitos Humanos e Educação para a Sustentabilidade.
Trata-se de uma proposta inédita do Detran-DF, sobretudo se pensada do ponto de vista da sua singularidade de abordagem, e da própria ação em si, visto ser uma iniciativa pioneira no seu formato e em sua proposta. Pode-se considerar inovadora também na perspectiva de difundir direitos sociais, ampliar a discussão com professores (as) da rede pública de ensino no enfrentamento da tragédia na cidade com as mortes no trânsito do Distrito Federal.
Segundo estatísticas dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e das Entidades comprometidas com a temática, o trânsito constitui-se em um problema endêmico de saúde pública para nossas crianças. Diante de tal premissa, fica evidenciada a necessidade em investir na prevenção, e essa deve acontecer no ambiente escolar.