Formar um docente apto para atuar no componente curricular Habilidades para o Trabalho, nas turmas de EJA Interventiva, desenvolvendo e tratando pedagogicamente práticas, orientações e saberes do mundo de trabalho.
Professores que atuam na EJA Interventiva e/ou concluíram o Curso EJA Interventiva.
30/08/2022 Encontro síncrono Inclusão da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho e mundo do trabalho
06/09/2022 Atendimento individualizado/momento de estudo Leitura do material proposto e participação no fórum.
13/09/2022 Encontro síncrono Legislação referente ao direito da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho
20/09/2022 Atendimento individualizado/momento de estudo Apreciação dos documentos e legislações e realização da atividade proposta no AVA.
27/09/2022 Encontro síncrono Pressupostos teóricos do Currículo e planejamento para implementação do Componente curricular
04/10/2022 Atendimento individualizado/momento de estudo Elaboração de Planejamento a partir do Componente Curricular estudado
18/10/2022 Encontro síncrono Contextualização do componente curricular de Habilidades
para o Trabalho
Ocorrerá a partir da participação dos encontros síncronos e das atividades apresentadas no AmbienteVirtual de Aprendizagem, sendo eles, fórum, mural interativo, registro do formulário de adequação curricular e apresentação de uma proposta de planejamento pensando no perfil dos estudantes. A frequência e participação são aspectos que se complementam na proposta avaliativa.
Na EJA Interventiva são ofertadas turmas para estudantes do 1o e 2o segmentos em unidades escolares regulares que ofertam a EJA. Nessa ação está inserida a orientação profissional por meio do atendimento complementar do professor de Orientação para o Trabalho, a fim de propiciar a inclusão desse estudante no mundo do trabalho e a sua efetiva participação na sociedade. Para que o estudante seja matriculado na EJA Interventiva deverão ser considerados os seguintes critérios:- Estudantes com 15 anos ou mais;- Estudantes com TGD e Deficiência Intelectual, associada ou não a outra deficiência, que não se adaptaram em classes comuns;- Estudantes com TGD e Deficiência Intelectual, associada ou não a outra deficiência, que não desenvolveram habilidades acadêmicas e sociais em classes comuns;O currículo da Educação de Jovens e Adultos será adequado e adaptado com metodologias e técnicas específicas, conforme as necessidades dos estudantes. Nesse sentido, o Currículo em Movimento da SEEDF (2014) propõe que as ações pedagógicas perpassem o mundo do trabalho, a função do trabalho, suas relações como os saberes, suas relações sociais e de produção material, cultural e social.
- Apresentar conceitos ligados à inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e/ouTEA no mundo do trabalho.
- Reconhecer a estrutura do ensino do componente curricular Habilidades para o Trabalhode modo que respeite as diferenças individuais
- Orientar o planejamento referente a esse componente em conformidade com ospressupostos teóricos.