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Modalidade
Híbrido
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Gerência
GETEB
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Objetivo
Aprofundar conhecimentos sobre objetivos de aprendizagem da FGB e dos IF e dos processos avaliativos na perspectiva da práxis com fins de apoiar o processo de implementação do NEM nas UE dessa etapa.
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Público Alvo
Profissionais de Educação da SEEDF que queiram aperfeiçoar e trocar experiências sobre a atividade docente do Novo Ensino Médio.
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Pré-requisito <p>Professores da SEEDF, que atuam no Novo Ensino Médio.</p>
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Necessário documento comprobatório
Não
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Cronograma
21/03/23 e 23/03/23 – 01º encontro: presencial
- Reunindo o coletivo: aula inaugural do Percurso.
- AVA: Apresentação de cada cursista e avaliação diagnóstica via Google Forms.
INVESTIGANDO
28/03/23 e 30/03/23 – 02º encontro: Síncrono: Avaliação, Objetivos de Aprendizagem e Planejamento Interdisciplinar.
- · Navegando a avaliação formativa na perspectiva interdisciplinar.
- · AVA: Dimensão formativa da avaliação.
- Uma bússola para a avaliação formativa: investigando estratégias formativas.
- · AVA: Dimensões formativas da avaliação.
11/04/23 e 13/04/23 – 03º encontro: Síncrono: Avaliação Formativa –critérios – Caderno de avaliação -IF
- · Convertendo coordenadas: a avaliação formativa no desenvolvimento das aprendizagens nos IF.
- · AVA: Estratégias de avaliação formativa das aprendizagens em uma perspectiva de interação multimodal
CRIANDO
18/04/23 e 20/04/23 – 04º encontro: Síncrono :Objetivos de Aprendizagem – Taxonomia de Bloom.
- Imaginando caminhos: a multimodalidade no desenvolvimento das aprendizagens.
- AVA: Apresentação e leitura de uma imagem representativa de um objetivo de aprendizagem mais complexo da área.
25/04/23 e 27/04/23 – 05º encontro: Síncrono: Metodologias ativas - Referencial teórico e práticas diversificadas.
- Modelando vias: caminhos criativos a partir de um recorte imagético.
02/05/23 e 04/05/23 – 06º encontro: Síncrono: Eixos estruturantes e intervenção pedagógica - PRAD. Eletiva (Prática Reflexiva).
- Entrando nos eixos: criando com propósito. AVA: Elaborando eletiva: dos objetivos de aprendizagem ao detalhamento metodológico.
INTERVINDO
09/05/23 e 11/05/23 – 07º encontro: Síncrono - Elaboração da Prática Reflexiva da Aprendizagem Desenvolvida – PRAD - Primeira entrega.
- AVA: Intervenção pedagógica.
- AVA: Intervenção pedagógica no NEM.
16/05/23 e 18/05/23 – 08º encontro: Síncrono – Elaboração da Prática Reflexiva da Aprendizagem Desenvolvida – PRAD - Continuidade.
- Recalculando a rota: projetando intervenções.
- AVA: Proposta interventiva em uma abordagem multimodal.
23/05/23 e 25/05/23 – 09º encontro: Síncrono – Currículo em Movimento: Itinerários formativos: Projeto de Vida.
30/05/23 e 01/06/23 – 10º encontro: Síncrono: Devolutivas sobre a Prática Reflexiva da Aprendizagem Desenvolvida - PRAD - Partilhas de experiências sobre os resultados parciais do PRAD.
- Mudando rotas: materializando projetos.
- AVA: Ação & Imagem.
REALIZANDO
13/06/23 e 15/06/23 – Encontro Assíncrono: jornada no AVA
20/06/23 e 22/06/23 – 11º encontro: presencial: Elaborando PRAD – protagonismo do estudante – Projeto de Vida
- Pontes para o novo: Estimulando o protagonismo estudantil.
27/06/22 e 29/06/23 – 12º encontro: síncrono: Oficinas - Continuação da construção do PRAD.
- Escolhendo caminhos: construindo trilhas.
- AVA: Visualizando a jornada.
- Orientação dos cursistas acerca do protótipo de eletiva orientada como produto do curso
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Avaliação
- Para conclusão e certificação o cursista deverá:
- Ter no mínimo 75% de presença nos encontros;
- Realizar no mínimo 75% das atividades previstas para o curso no AVA (MOODLE) e Prática Reflexiva da Aprendizagem Desenvolvida (PRAD).
- Todas as faltas devem ser justificadas mediante declaração expedida pela direção da UE na qual o cursista está lotado e anexada, pelo cursista no SIGEAPE.
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Conteúdo
- Criação de Unidades Curriculares eletivas orientadas, eletivas de trilhas e eletivas interventivas;
- Diretrizes para a avaliação formativa no Novo Ensino Médio;
- Metodologias diversificadas para o desenvolvimento da aprendizagem ativa em sala de aula;
- Planejamento interdisciplinar nas áreas do conhecimento na FGB e nos IF;
- Projeto de Vida.
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Fundamentação Teórica
O ensino médio, envolto numa crise de identidade (que não é só sua, mas de toda a instituição escolar) (SAVIANI, 1999), é historicamente caracterizado por indicadores importantes como a elevada evasão, a retenção e a distorção idade-série. A escola não vem sendo atrativa aos jovens, que não se reconhecem nos tempos e espaços escolares. A instituição escolar carece de diálogos com os interesses e necessidades dos estudantes a fim de instigá-los a serem sujeitos históricos, seja diante das relações no mundo do trabalho, dos estudos acadêmicos ou da vida cotidiana.
Iniciativas para a mudança dessa realidade culminaram no Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), proposição que ainda encontra rejeição de vários segmentos da sociedade civil, desde o movimento nacional de ocupação das escolas até o posicionamento de grupos compostos por professores e movimentos sociais mais recentemente. Decidida a implementação dessa política em todas as escolas de ensino médio do país, através da BNCC (BRASIL, 2018), a SEEDF procedeu à publicação de uma série de documentos normativos para a etapa, buscando resguardar os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento (SEEDF, 2021).
De acordo com o Plano de Implementação do NEM (SEEDF, 2021) cabe à EAPE desenvolver cursos de formação continuada para que haja uma apropriação crítica desta nova política pela comunidade escolar, conforme sustenta a pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2003; GASPARIN, 2012). A introdução da pedagogia do aprender a aprender, presente nas concepções pedagógica e organizacional da BNCC, traz novos desafios à educação no DF. Este curso procura aprofundar reflexões acerca desses desafios, mas também apresentar e desenvolver estratégias que possam minimizar as contradições entre essas concepções pedagógicas, de forma colaborativa, coletiva e prática. Em continuidade ao já desenvolvido no curso básico, pretende-se fomentar reflexões ainda mais profundas acerca da educação integral, das competências para o século XXI (ONU, 2015), dos eixos transversais, da promoção do protagonismo e das identidades, da
importância da iniciação científica na educação básica e da articulação da educação profissional e tecnológica (EPT) com o ensino médio (SEEDF, 2021)
A formação continuada, como política de educação, deve permitir um processo reflexivo sobre nossa própria realidade escolar e pedagógica, para que coletivamente se possa compreender os limites, os desafios e os impactos do novo ensino médio, contribuindo para o fortalecimento da qualidade da educação no Distrito Federal (SEEDF, 2018; 2022).
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Objetivo Específico
- Aprofundar visão interdisciplinar na práxis relacionada à progressão dos objetivos de aprendizagem;
- Elaborar eletivas orientadas com potencial de integrarem o catálogo dos IF de 2023;
- Desenhar e aplicar propostas de PIL como forma de recomposição das aprendizagens;
- Desenvolver processos criativos em uma perspectiva multimodal na composição de IF;
- Integrar fundamentos do Projeto de Vida no processo de elaboração dos IF.
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