Orientar para o uso educativo das tecnologias digitais de informação e comunicação com foco no planejamento de aulas para a construção autoral de narrativas diversas por meios digitais pautados no conteúdo curricular.
Profissionais da Carreira Magistério*
*Psicólogos, Orientadores Educacionais, Gestores e Professores (inclusive readaptados e/ou Contrato Temporário)
Cronograma: Turmas: T1; T2; T3 e T4.
Data (dia e mês)
Conteúdos
20/03
A
23/03
Aula 01
● apresentação da proposta do curso; apresentação sobre narrativa transmídia e suas aplicações em atividades pedagógicas. Apresentação e exploração da plataforma online e gratuita para criação de murais/quadros interativos (Padlet – apresentação)
o 21/03 a 29/03 – atividade a distância – desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 01
27/03
a
30/03
Aula 02
● elaboração de atividades pedagógicas por meio da plataforma online para criar murais/quadro interativo; (Padlet – produção autoral)
o 28/03 a 05/04 - desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 02
03/04
06/04
Aula 03
● edição de imagens para criar avatar e histórias em quadrinhos por meio de plataforma online – Pixton – apresentação e produção autoral)
o 04/04 a 12/04 - desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 03
10/04
13/04
Aula 04
● apresentação e exploração das ferramentas de plataforma online e gratuita para criar jogos digitais; (Quizizz – apresentação)
o 11/04 a 19/04 - desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 04
17/04
20/04
Aula 05
● exploração das ferramentas de plataforma online e gratuita para criar jogos digitais; (Quizizz – produção autoral);
o 18/04 a 26/04 - desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 05
24/04
27/04
Aula 06
● apresentação e exploração da plataforma online e gratuita para criação de apresentações dinâmicas (Canva – apresentação)
o 25/04 a 10/05 - desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 06
08/05
11/05
Aula 07
● exploração da plataforma online e gratuita para criação de apresentações dinâmicas (Canva – produção autoral)
o 09/05 a 19/05 - desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 07
15/05
18/05
Aula 08
● apresentação e exploração de plataforma para elaboração de podcast pedagógico por meio da plataforma online e gratuita (Anchor – apresentação)
o 16/05 a 24/05 - desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 08
22/05
25/05
Aula 09
● elaboração de podcast pedagógico por meio da plataforma online e gratuita (Archor – produção autoral)
o 23/05 a 31/05 - desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 09
29/05
01/06
Aula 10
● apresentação e exploração de plataforma online e gratuita para edição de vídeos; (Canva - vídeo – apresentação)
o 30/05 a 07/06 - desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 10
12/06
15/06
Aula 11
● elaboração de atividades pedagógicas por meio do editor de vídeos; (Canva - vídeo – produção autoral)
o 06/06 a 14/06 - desenvolvimento de atividades a distância no Moodle da EAPE referente ao encontro 11
19/06
22/06
Aula 12
● socialização dos projetos elaborados e avaliação final do curso
Participação nas aulas presenciais ou síncronas (realização dos procedimentos propostos e compartilhamento de saberes com os demais participantes).
Interatividade no Moodle da EAPE por meio de atividades disponibilizadas pelo formador (acesso regular e compartilhamento de saberes com os demais participantes).
Realização das atividades EaD propostas.
Apresentação final de projeto ou plano de aula contemplando os conteúdos desenvolvidos durante o curso
O presente projeto alinha-se aos pressupostos teóricos baseados no Currículo Integrado da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, com foco nos princípios orientadores: teoria e prática, interdisciplinaridade, contextualização, flexibilização.
O uso da tecnologia como linguagem que contribui para a construção do conhecimento já não é novidade nos dias atuais. A questão desafiadora é encontrar um modo como os professores e alunos podem fazer uso desses meios para (re)significar a aprendizagem a fim de possibilitar a autonomia e protagonismo aos professores e estudantes, enquanto usuários e consumidores das mais diferentes mídias, tanto no contexto educacional como pessoal e social.
Pensando nisso, a transmídia propõe uma nova tática de (re)construção de narrativas que permite contemplar diferentes plataformas e públicos que buscam novas experiências em outros meios tecnológicos e digitais.
Henry Jenkins (2009 p. 135) considera a narrativa transmidiática como uma história que “se desenrola através de múltiplos suportes midiáticos, com cada novo texto contribuindo de maneira distinta”. Gosciola e Versuti (2012) complementam enfatizando que a narrativa transmídia é como “uma estratégia de comunicação que organiza conteúdo e plataforma para contar uma história”.
Importante considerar que estudos realizados por Rodrigues em 2020 no âmbito da SEEDF, foi possível constatar a importância e a necessidade de ofertas de cursos de formação continuada voltado para o uso das tecnologias visto que essas permitem:
“aproximar os docentes das linguagens dos dispositivos tecnológicos, por meio de uma formação continuada em metodologia da transmidiação, é uma tática capaz de trazer o universo do estudante para as práticas de ensino, tornando-o partícipe do processo” (Rodrigues, 2020, p.126)
Enfim, essa proposta metodológica de estruturação de textos em diferentes aportes tecnológicos representa bem a realidade atual em que os jovens estão inseridos e que a escola precisa apropriar-se e alinhar-se nesse contexto para bem orientar seus alunos.