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Modalidade
Híbrido
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Gerência
GITEAD
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Objetivo
Conhecer o CANVA e as possibilidades de uso de seus recursos para a prática docente.
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Público Alvo
Carreira Magistério
Carreira Assistência à Educação
Conveniados das Creches e Cepis da SEEDF
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Pré-requisito <p style="text-align: justify;"><span style="font-weight: 400;">Ideal que tenha noções básicas de navegação na internet;</span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-weight: 400;">envio de recebimento e-mail;</span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-weight: 400;">Possuir computador com acesso a Internet, de preferência Notebook para levar durante às aulas.</span></p>
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Necessário documento comprobatório
Não
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Cronograma
As aulas serão desenvolvidas de acordo com o dia de aplicação em cada turma. Teremos turmas na segunda-feira, na terça-feira e na quinta-feira.
Aula 1: 20, 21 ou 23/03 - Boas vindas e apresentação da plataforma, criação de conta, tour pelas principais ferramentas, destacando as funcionalidades teclas de atalho, régua e redimensionar.
Aula 2: 27, 28 ou 30/03 - Edição uso de elementos, fotos, textos e formato de saída associando o uso dos apps disponíveis - Apresentação de modelos: Certificados, murais, banner, convite, logomarca e carrossel - Edição de um template pronto e criação de um template estático próprio a partir de um design em branco.
Aula 3: 10, 11 ou 13/04 - Criação de vídeos, apresentações, vinhetas e logomarcas. Criação de templates animados (gif, vídeos) - uso de efeitos de transição e de imagens (edição imagem 3D).
Aula 4: 24, 25 ou 27/04 - O Canva e as redes sociais: Criação de modelos educacionais compartilháveis nas redes sociais: Post para Instagram e Facebook, Story para Instagram, Capa de Facebook, etc. Criação de templates com imagens e textos clicáveis (inserção de links), compartilhamento de templates para edição coletiva e visualização, salvar o template e pdf.
Aula 5: 15, 16 ou 18/05 - Canva na Educação: Apresentação de templates com atividades educacionais prontas editáveis. Criação de História em quadrinho com o Canva (template pronto ou do zero), com a aplicação do app Text/Image - referência à imagem autoral.
Aula 6: 29, 30/05 ou 01/06 - Canva na Educação: Criação de Apresentações do Canva (criar, salvar e tipos de formas de apresentar). O Canva Estúdio - Gravação de videoaula com apresentação do Canva.
Aula 7: 12, 13 ou 15/06 - Uso de complementos nas edições de imagem: filtros, sombras, duotone, etc. Aplicação do template com o uso de apps - Criação de Livros, uso do quadro branco (uso do app flipbooks).
Aula 8: 26, 27 ou 29/06- Apresentação/ Avaliação dos trabalhos e finalização do curso.
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Avaliação
A avaliação se dará por meio de atividades propostas de produção pelos cursistas de acordo com as instruções de criação e edição próprias de cada aula, e publicando nos canais disponibilizados: AVA, Grupos de Estudo no Whats App.
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Conteúdo
- A Plataforma Canva - Funcionalidades gerais e educacionais.
- Animações no Canva: Vídeos e gifs educacionais para animar sua aula.
- Canva e Educação tudo em um só lugar - Banner, logomarca, Certificados e convites.
- Canva Social: Criando templates para compartilhamento nas redes sociais.
- Criação de templates gerais e educativos - Mídias estáticas.
- Incrementando sua aula: Criação de histórias em quadrinhos, apresentações e gravação de vídeo aula no Estúdio Canva.
- Um pouco mais de Canva: Seja avançado, use efeitos e aplicativos do Canva.
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Fundamentação Teórica
O presente projeto alinha-se aos Pressupostos Teóricos baseados no Currículo Integrado de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que se fundamenta na perspectiva Histórico-Crítica com foco nos princípios orientadores: teoria, prática, interdisciplinaridade, contextualização, flexibilização.
O PDE, traz estratégias relacionadas à utilização de tecnologias inovadoras tais como descritos nos itens 1.29; 2,34; 3.2d; 3.4; 4.6; 5.8; 7.1; 7.2, bem como o item 7.25 que expressa: “Instituir grupo permanente de estudo, acompanhamento, pesquisa, inovação, capacitação dos profissionais de educação e disseminação de novas tecnologias e ferramentas educacionais”, dentre outras:
Uma proposta curricular de alcance para a sociedade contemporânea deverá, pois, agregar às tendências atuais da ciência e das tecnologias a seleção, inclusão e organização de conhecimentos socialmente relevantes e significativos, de modo a colaborar para a formação integral de sujeitos autônomos, críticos, criativos, sem deixar de lado a produção cultural dos grupos sociais historicamente marginalizados, cidadãos capazes de reflexão e ação. (DISTRITO FEDERAL, 2018, p. 77, grifo nosso)
As competências do professor serão de extrema importância para o desenvolvimento do uso das tecnologias para o processo educativo.
Para Perrenoud (1997), a competência é uma noção da capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. O professor tem que fazer o uso tecnológico ligado aos conhecimentos metodológicos e que chame a atenção do estudante com o qual pretende explorar esse conhecimento.
É importante que o professor se atente ou se prontifique a investigar e compreender as possibilidades dos novos padrões de educação que tem utilizado a internet como forma de comunicação. A rede tecnológica é uma ferramenta que deve beneficiar estudantes e professores no processo educacional.
Ainda de acordo com LDB, as Tecnologias Educacionais são instrumentos democratizantes, fortalecedores da promoção de justiça social, permitindo que o acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, dê-se realmente segundo a capacidade de cada um, conforme preceito do inciso V do art. 4 (BRASIL, 1996, art. 4, inc. V)
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Objetivo Específico
- Aprender a realizar trabalho de designers gráficos e pequenos vídeos no Canva.
- Conhecer o site e aprender a realizar o cadastro para sua utilização.
- Explorar a utilização da ferramenta para a confecção de apresentações para aulas e palestras.
- Refletir sobre a utilização das ferramentas nos contextos educacionais.
- Utilizar a ferramenta para elaboração de informativos e divulgações.
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