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Modalidade
Híbrido
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Gerência
GOET
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Objetivo
Fomentar a aplicação prática de projetos ambientais nas escolas e demais espaços públicos educativos utilizando-se dos conhecimentos técnico-pedagógicos contidos na publicação Guia Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal, visando contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e ativos comprometidos com a humanização e a sustentabilidade planetária.
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Público Alvo
( X ) Carreira Magistério ( X ) Carreira Assistência à Educação ( X ) Outros (especificar): Creches e Conveniadas
Público externo: instituições parceiras (ADASA, CAESB, IBRAM, SLU e SEMA)
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Pré-requisito <p><span style="font-weight: 400;">Sem pré-requisitos</span></p>
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Necessário documento comprobatório
Não
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Cronograma
O curso contempla encontros presenciais, síncronos (encontros online) e assíncronos (subsídios e atividades em plataforma virtual – Moodle/EAPE). Cada módulo teórico terá a seguinte metodologia: introdução e problematização, leitura do caminho do Guia, artigos, vídeos, atividades do módulo, tendo como foco os quatros pilares do Guia Trilhas e Caminhos para Sustentabilidade Ambiental nas escolas do Distrito Federal. Também serão realizadas visitas técnicas com o intuito de apresentar a gestão das águas e dos resíduos do Distrito Federal, bem como para a prática de vivências em educação ambiental. Por fim, serão realizados encontros online de orientação para o desenvolvimento e elaboração do Projeto Interventivo Local (PIL) com os profissionais/formadores (da Adasa, Sema, Caesb, Brasília Ambiental, SLU e SEEDF) parceiros das áreas de educação ambiental, gestão de resíduos, gestão de água. Os/as cursistas receberão orientações no início da formação sobre a elaboração e execução do PIL e poderão escolher o profissional que irá acompanhá-lo durante o curso, ou seja, o seu/ a sua orientadora/or do projeto. Serão 08 encontros online (webconferência) Zoom Meeting, com duração de 1h30min (+ 1h30min de realização de atividades assíncronas no AVA/Moodle da EAPE) e 07 encontros presenciais de 03h. O restante das horas serão distribuídas em atividades assíncronas no Moodle e orientações para o desenvolvimento do PIL.
PROGRAMAÇÃO TEMÁTICA - 1º Semestre de 2023
Encontros
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Data
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Modalidade
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Tema
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Terça-feira
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1
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21/03
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Presencial
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Abertura: Encontro de Práticas de Sustentabilidade Ambiental em um Parque Ecológico (Saúde Integral)
Formadores: toda a equipe do curso
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2
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28/03
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Online
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Apresentação do Guia Trilhas e Caminhos e metodologia do curso - ADASA/SEEDF
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3
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4/04
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Online
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Metodologias para a elaboração de projetos de educação/gestão ambiental / divisão dos/as cursistas por orientadores.
Formadora: EAPE/SEEDF
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4
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11/04
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Online
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Encontro com os/as orientadores/as - Início da elaboração do Projeto Interventivo.
Formadora: EAPE/SEEDF
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5
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18/04
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Online
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Tema: Educação e Formação de Cidadão Pesquisador/Cerrado - ADASA/SEEDF
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6
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25/04
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Presencial
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Visita técnica à Estação Ecológica de Águas Emendadas ( trilha e práticas em Educação Ambiental) - IBRAM/SEMA.
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7
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2/05
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Online
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Tema: Educação e Gestão Sustentável das Águas (CAESB/ADASA)
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8
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9/05
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Presencial
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Visita técnica (CAESB) - a definir a Estação de Tratamento de Água ou Esgoto.
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9
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16/05
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Online
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Encontro para Orientação do Projeto e atividades Assíncronas no AVA/Moodle.
Formadora: EAPE/SEEDF
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10
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23/05
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Presencial
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Encontro de Práticas de Educação Ambiental em um Parque Ecológico Águas Claras (conduzida por um grupo de cursistas) (Cultura de Paz) - SEEDF/SEMA
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11
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30/05
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Online
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Tema: Educação e Gestão de Resíduos Sólidos (SLU)
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12
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06/06
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Presencial
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Visita técnica SLU - Aterro Sanitário ou à Usina de Reciclagem do P Sul.
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13
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13/06
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Presencial
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Visita técnica (escola com projeto ambiental) - ADASA/SEEDF
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14
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20/06
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Online
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Encontro para orientação final e ajustes aos Projetos e finalização as atividades pedagógicas no AVA/Moodle.
Formadora: EAPE/SEEDF
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15
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04/07
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Presencial
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Apresentações orais dos projetos, confraternização e encerramento do curso.
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Observação:
- O curso será ofertado apenas para 01 turma, em virtude, da formadora ter outros cursos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTEXTOS E PRÁTICAS (02 turmas) e Educação Ambiental e Coleta Seletiva: Formação Continuada da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da SEEDF (01).
- Formadores parceiros:
NOME
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LOTAÇÃO
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Miguel de Freitas Sartori
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ADASA
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Gabrielle Ribeiro Lobão de Castro Souza
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ADASA
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Luiz Felipe Blanco de Alencar
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IBRAM
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Maria Fernanda Teixeira
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SEMA
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Charles Dayler Silva de Almeida
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SEMA
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Ana Clara Rezende dos Santos
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SLU
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Erika Radespiel Fernandes da Silva
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CAESB
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Avaliação
Participação nas atividades propostas: formulários de perfil da turma e de diagnóstico ambiental da escola/território; questões subjetivas e objetivas relacionadas aos conteúdo de cada módulo, interação nos fóruns avaliativos, interação teórica e prática nas webdeoconferências/encontros online. Elaboração, aplicação, entrega e apresentação oral de um Projeto de Sustentabilidade Ambiental, com descrição da aplicação do Guia na unidade escolar ou local de trabalho de atuação do cursando. Sendo assim, a avaliação será formativa e processual, do início ao fim do curso, à medida em que os caminhos serão estudados.
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Conteúdo
∙ Educação, Energia Limpa e Fontes Renováveis de Energia
∙ Educação, Gestão Sustentável da Água e das Águas Residuais
∙ Educação, Mudanças Climáticas e Ambiental e Formação de Cidadãos Pesquisadores;
. Educação, Saúde Integral e Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos
∙ Educação, Sustentabilidade, Cidadania Ambiental e Cultura de Paz.
. Metodologias de elaboração e aplicação de projetos ambientais;
. Práticas em Educação Ambiental.
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Fundamentação Teórica
Esta proposta de formação continuada fundamenta-se nos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da Educação Básica, em especial no que se relaciona aos eixos transversais, Educação para a Sustentabilidade. O Currículo da SEEDF, baseia-se na Pedagogia Histórico-Crítica, Pós-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural. Tal opção teórico-metodológica é assentada em diversos fatores, sobretudo na realidade social, econômica e cultural da população e dos estudantes do DF.
Em consonância com o Currículo da SEEDF, esta proposta, fundamenta-se na vertente teórica da Educação Ambiental Crítica e Emancipatória, que reconhece os elementos estruturantes da sociedade, a crise econômica e a crise ecológica como resultados da própria dinâmica do ciclo produtivo. Essa perspectiva teórica abre caminhos para a reflexão, criticidade, ação e construção de uma nova sociedade, onde prevaleça o processo de emancipação e a libertação da sociedade em sua humanidade de modo sustentável.
A capacitação será baseada na formação teórico-prática, proporcionando vivências que possibilitem a reflexão, sensibilização e fixação de conteúdos. Os principais marcos legais relacionados à gestão sustentável da água e dos resíduos sólidos fundamentarão a formação dos profissionais da educação, entre eles: Política Nacional de Saneamento Básico (Lei no 11.445/2007); Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei no 12.305/2010); Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997); Política Distrital de Recursos Hídricos (Lei nº 2725/2001). Serão considerados também, os marcos legais da Educação Ambiental Formal e Não-Formal: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Resolução Nº 02, de 15 de junho de 2012 do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno – CNE/CP), a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795/1999), a Política de Educação Ambiental do Distrito Federal (Lei n° 3.833/2006) , a Política de Educação Ambiental Formal da SEEDF (Portaria Nº 428, de 04 de outubro de 2017), e o Currículo da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/2014.
Propõe-se, ainda, na formação as referências teóricas, documentais, metodológicas e tecnologias sustentáveis basilares do Brasil e do Mundo, buscando propiciar, inclusive: a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda 2030 - da ONU e o fortalecimento da missão educação para o século XXI – UNESCO. O curso promove a produção do conhecimento socioambiental, mobilizado por diversos pesquisadores(as), sujeitos sociais, diante da crise ambiental e humanitária, preocupação mundial de proteção e preservação do meio ambiente em todas as formas de vida.
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Objetivo Específico
1 - Vivenciar experiências práticas de educação ambiental que possamos ser aplicadas nas escolas e demais espaços públicos; 2 - Adquirir conhecimento de metodologias de elaboração e implementação de projetos ambientais; 3 - Adquirir conhecimentos técnico-científicos para transformar escola e território em referências de sustentabilidade; 4 - Conhecer metodologias para diagnosticar problemas socioambientais na escolar e em seu território; 5 - Conhecer tecnologias sustentáveis, práticas de gestão da água, da energia e dos resíduos sólidos; 5 - Promover: currículo, pedagogia, gestão democrática, espaços e governança territorial sustentáveis; 6 - Promover: socialização, construção e implementação de projetos ambientais no ambiente escolar.
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