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Modalidade
Híbrido
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Gerência
GOET
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Objetivo
Promover práticas lúdicas e reflexões em diálogo com as orientações pedagógicas do Currículo em Movimento.
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Público Alvo
Carreira Magistério, Carreira Assistência à Educação e Conveniadas.
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Pré-requisito <p>Sem pré-requisito.</p>
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Necessário documento comprobatório
Não
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Cronograma
A formação contempla ações síncronas (encontros online e presenciais) e assíncronas (AVA). Os encontros online ocorrerão por meio da plataforma Zoom e os encontros presenciais acontecerão na EAPE (907 Sul). As atividades assíncronas serão mediada a partir do AVA Moodle (https://eadeape.se.df.gov.br/), conforme descritas no quadro a seguir:
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Data
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Modalidade
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Tema
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3ªf
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5ªf
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1.
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21/03
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23/03
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Presencial na EAPE
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Abertura do Curso: Apresentação e discussão da proposta do curso. Avaliação diagnóstica (tema ludicidade e o brincar no ambiente escolar) - O direito de brincar, realidades e desafios das práticas corporais na escola. Vivência: Jogos e Brincadeiras lúdicas.
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2.
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28/03
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30/03
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Síncrono e
AVA
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Concepção de infância e criança na perspectiva histórico-cultural.
Ambientação ao AVA.
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3.
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4/04
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6/04
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Síncrono e AVA
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Filme Tarja Branca. Fórum participativo.
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4.
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11/04
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13/04
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Presencial na EAPE
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Brincando e aprendendo: Jogos e Brincadeiras lúdicas.
Discussão filme Tarja Branca, a partir das postagens no Fórum Participativo.
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5.
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18/04
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20/04
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Síncrono e AVA
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Ludicidade na escola e seus desdobramentos – aspectos gerais e Ludicidade no Currículo em Movimento.
Exploração de bibliografia no AVA.
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6.
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25/04
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27/04
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Presencial na EAPE
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Brincando e aprendendo: Jogos e Brincadeiras lúdicas.
Filme: Território do Brincar.
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7.
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2/05
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4/05
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Síncrono e AVA
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Brincar na escola exige pesquisa. “Colmeia do brincar” (PRAD).
AVA: Entrega de tarefa.
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8.
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9/05
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11/05
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Síncrono e AVA
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Brincar na escola exige pesquisa. “Colmeia do brincar” (PRAD).
AVA: Entrega de tarefa.
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9.
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16/05
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18/05
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Presencial na EAPE
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Brincando e aprendendo: Jogos e Brincadeiras lúdicas. Socialização da pesquisa “Colmeia do brincar” (PRAD).
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10.
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23/05
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25/05
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Síncrono e AVA
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O Currículo em Movimento: concepções e conteúdos no contexto da escola e seus desdobramentos sobre a prática pedagógica.
Exploração de bibliografia no AVA.
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11.
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30/05
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1/06
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Presencial na EAPE
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Brincando e aprendendo: Jogos e Brincadeiras lúdicas.
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12.
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13/06
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15/06
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Síncrono e AVA
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Projeto Interventivo. Exploração de bibliografia no AVA e Fórum participativo.
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13.
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20/06
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22/06
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Síncrono e AVA
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Projeto Interventivo. Fórum participativo.
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14.
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27/06
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29/06
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Presencial na EAPE
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Brincando e aprendendo: práticas compartilhadas (PRAD).
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15.
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04/07
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06/07
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Presencial na EAPE e AVA
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Encerramento do Curso: Boas Práticas Pedagógicas, experiências inovadoras e democratização.
Atendimento aos cursistas
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Avaliação
O processo avaliativo de caráter formativo será pautado: a) Avaliação diagnóstica; b) Frequência nos encontros e envolvimento com as atividades práticas; c) Produção escrita individual e coletiva, no Ambiente Virtual de Aprendizagem; d) Elaboração e socialização de PRAD; e) Avaliação do curso e formador pelos cursistas (avaliação institucional).
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Conteúdo
- Concepção de infância e criança na perspectiva histórico-cultural;
- Interdisciplinaridade e contextualização: brincando e aprendendo;
- Jogos e brincadeiras: concepções e conteúdos no contexto da EI e EF Anos Iniciais e Finais;
- Ludicidade na escola e seus desdobramentos – aspectos gerais;
- O Currículo em Movimento: desdobramentos sobre a prática pedagógica.
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Fundamentação Teórica
Os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento do Distrito Federal entendem que o desenvolvimento da criança não ocorre exclusivamente pelo conhecimento científico, mas também por meio de manifestações lúdicas, das práticas corporais e dos saberes populares, por exemplo. Se concede a partir de um processo coletivo, em meio às relações sociais e culturais. Com base na Psicologia Histórico-cultural, descrita por Vygotsky, a brincadeira emerge da vida em sociedade entre os seres humanos. “Aprende-se pelas interações com outras crianças e com adultos, pelo contato com objetos e materiais, [...] pela reprodução e recriação de brincadeiras” (DISTRITO FEDERAL, 2018, p. 31), bem como pelas oportunidades que lhes são concedidas.
Ludicidade é descrita por Santos (2016, p.125 ) como uma “forma de expressão do ser, uma das várias formas de estar em permanente contato com a cultura”. Destaca ainda que os processos lúdicos constituem um aspecto importante na vida das crianças. Assim, considera-se a ludicidade uma ferramenta significativa no cotidiano escolar.
No processo pedagógico a Ludicidade exerce um papel educativo a partir dos intercâmbios sociais, que ocorrem nas instituições educacionais. Sendo, de acordo com Horn (2004, p.86) “o espaço coletivo da pré-escola como lugar de interações e aprendizagens entre pessoas e os saberes construídos, tendo em vista a matriz sócio histórica em que se inserem”.
Conforme Sarmento (2004), a cultura infantil é marcada pela ludicidade que se materializa no brincar, compondo uma das atividades interativas de imensa significação para as crianças. As brincadeiras que fazem parte dessa ludicidade, são compreendidas como artefatos culturais e apresentam um conjunto de regras e significações que proporcionam o desenvolvimento e enriquecimento da criança (FONSECA; FARIA, 2012). Isto é, consistem em atividade relevante da infância.
No cerne desta discussão a ludicidade na escola se apresenta como um processo dinâmico e é um componente da dimensão humana, e como bem sintetiza Silva (2007), é de natureza social, cultural, biológica e histórica, sendo carregada de significados que variam de acordo com as vivências ocorridas na dimensão tempo-espaço e histórico social. Nesse contexto, as reflexões críticas acerca da ludicidade na escola precisa considerar os direitos das crianças a partir da produção cultural que elaboram, ensejando constituir a sua formação integral.
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Objetivo Específico
- Desenvolver vivências práticas a partir da realidade dos professores na escola;
- Discutir concepções de infância e crianças, considerando a perspectiva histórico-cultural;
- Discutir sobre as Brincadeiras e Jogos exibidosnos conteúdos do Anos iniciais e Anos Finais do EF;
- Problematizar aspectos gerais sobre a Ludicidade no Currículo em Movimento;
- Problematizar o brincar e o interagir a partir do campo de experiência – corpo, gestos e movimentos.
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