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Modalidade
Híbrido
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Gerência
GEMEB
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Objetivo
Refletir sobre as teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem, com vistas ao aprimoramento da prática dos profissionais da educação junto a estudantes com transtornos funcionais.
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Público Alvo
Professores da educação básica;
Pedagogos e psicólogos;
Orientadores Educacionais;
Monitores;
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Pré-requisito <p>Não tem.</p>
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Necessário documento comprobatório
Não
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Cronograma
(1) 21/03 e 23/03/23- Apresentação da proposta de curso e do módulo de ambientação no AVA e escolha do tema para desenvolvimento do PRAD (Presencial). (2) 28/03 e 30/03 – Estudo das bases filosóficas e legais presentes na OP do SEAA síncrona (3) 04/04 e 06/04 - Apresentação da portaria n. 413/22 e orientações específicas sobre o desenvolvimento do PRAD assíncrona. (4) 11/04 e 13/04 – Percurso histórico das teorias de desenvolvimento humano. Síncrono (5) 18/04 e 20/04- O currículo em movimento da SEEDF e as concepções e implicações da Psicologia Histórico e Cultural- síncrono. (6) 25/04 e e 27/04– Os transtornos funcionais específicos, seus desafios, possibilidades pedagógicas, desmedicalização e despatologização à luz da teoria vigotskiana. Assíncrona (7) 09/05 e 11/05 – Histórico e etiologia do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade- presencial. (8) 16/05 e 18/05 Histórico e etiologia dos Transtornos disruptivos - presencial (9) 23/05 e 25/05 – História e possíveis causas do Transtorno do Processamento Auditivo- Síncrono (10) 30/05 e 01/06 – Dislexia e alfabetização- Síncrona. (11) 13/06 e 15/06 – Atividades de orientação das atividades referentes ao PRAD .Síncrono (12) 20/06 e 22/06 – Atividades de pesquisa e elaboração do PRAD- Assíncrona. (13) 27/06 e 29/06 - Postagem da pesquisa referente ao PRAD- Assíncrona. (14) 04/07 e 06/07 - Postagem da pesquisa/encerramento do curso- Síncrono/presencial.
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Avaliação
A avaliação acontecerá de maneira processual e ao longo do curso será desenvolvida a atividade referente a Prática Reflexiva de Aprendizagem (PRAD).
Esta atividade prevê a realização de uma de pesquisa sobre tema TFE a ser escolhido e que esteja diretamente relacionado a cada um dos transtornos funcionais específicos trabalhados ao longo do curso e a intervenção com o aluno com TFE.
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Conteúdo
- Dislexia e Transtorno do processamento TPA.
- Legislação do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem.
- Psicologia histórico e cultural e suas implicações educação.
- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e os Transtornos Disruptivos.
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Fundamentação Teórica
O curso se baseia nos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da SEEDF (DISTRITO FEDERAL, 2014) e tem como eixos transversais a Educação para diversidade, para a sustentabilidade, em e para os direitos humanos. Além disso, tem como referência a Orientação Pedagógica do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem, organizado pelo SEEDF (DISTRITO FEDERAL, 2010). Nessa perspectiva, preocupa-se com a construção de um paradigma educacional em que o conhecimento seja concebido como uma construção dinâmica da prática social. Acredita-se que, a partir desse paradigma, o indivíduo possa interferir na sua realidade identificando e resolvendo os problemas e desafios colocados pela vida social, tornando possível avaliar a teoria e a prática, a ação e a reflexão, a formação da consciência e a realidade material e cultural. Essa perspectiva de formação propicia que o professor e o profissional da educação em formação exercitem a capacidade de decidir e de rever suas práticas e as teorias que as informam, pelo confronto de suas ações cotidianas com as produções teóricas, pela pesquisa da prática e pela produção de novos conhecimentos para a teoria essa prática de ensinar. Dessa forma, o curso poderá contribuir para que os profissionais da educação desenvolvam a capacidade de investigar a própria atividade para, a partir dela, constituir e transformar os seus saberes e fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor e com o estudante. Fundamentado na Psicologia Histórico e Cultural (VIGOTSKI, 1997; 2008) e na Pedagogia Histórico-crítica (SAVIANI, 2005), além dos documentos da SEEDF já citados, o curso possibilita uma reflexão crítica em relação aos diagnósticos apresentados pelos profissionais de saúde de modo que estes documentos não representem situações de exclusão, mas sim que sirvam ao propósito de fomentar atendimentos e práticas pedagógicas inclusivas capazes de ajudar os estudantes em seus processos de aprendizagem e desenvolvimento humano.
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Objetivo Específico
Analisar algumas teorias do desenvolvimento humanos, instrumentalizando questões teórico-práticas;
Discutir a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem de estudantes com transtornos funcionais; Estimular a reflexão acerca dos excessos dos diagnósticos de transtornos funcionais específicos;
Estudar a Psicologia Histórico-cultural e suas implicações na prática pedagógica; Compreender a diferença conceitual entre transtornos funcionais específicos e deficiência.
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