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Modalidade
EAD
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Gerência
GITEAD
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Objetivo
Conhecer a organização estrutural da SEEDF e como as suas unidades orgânicas se relacionam e se complementam para o funcionamento, político e social, da nossa rede de ensino.
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Público Alvo
Carreira Magistério
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Pré-requisito <p>não há</p>
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Necessário documento comprobatório
Não
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Cronograma
21/03 a 27/03 - Semana de ambientação à plataforma Moodle.
Percurso 1: Estrutura organizacional da SEEDF (45h).
Conteúdos: Conhecendo a SUGEP, SUBEB, SUPLAV e SUBIN , SUAG, SUAPE, SIAE, EAPE, CREs, UEs e SINPRO, atividades avaliativas.
Percurso I: 28/03 a 08/05 -
Percurso 2: Currículo, didática e trabalho pedagógico (45h).
Conteúdos: Texto introdutório sobre o tema e seus objetivos (sobre currículo), Bases Teóricas que fundamentam o currículo em movimento (Teoria crítica e Pós-crítica), Pressupostos Teóricos (Pedagogia histórico-crítica e Psicologia histórico-cultural), Pressupostos Teóricos (Educação Integral, Eixos Transversais, Currículo Integrado), texto introdutório/explicativo sobre o planejamento pedagógico a partir da Didática da PHC (5 passos), P.P.P. da SEEDF “Carlos Motta”, atividades avaliativas.
Percurso 2: 09/05 a 11/07
Percurso 3: Etapas e modalidades educacionais (30h).
Conteúdos: Educação Especial e Educação Bilíngue de Surdos. A Lei nº 14.191, de 03 de agosto de 2021, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Socioeducação, Educação Indígena , Quilombola e Atividades avaliativas.
Percurso 3 :01/08 a 11/09
Percurso 4: Processos avaliativos (30h)
Conteúdos: Atividade de avaliação diagnóstica. introdutório/explicativo sobre os 3 Níveis da Avaliação na SEEDF e a função formativa, Avaliação em Larga, Escala - SUPLAV , Avaliação Institucional, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem e Atividades avaliativas.
Percurso 4 :12/09 a 09/10
Percurso 5: Educação e tecnologia (30h).
Conteúdos: Influências das tecnologias digitais no contexto educacional, TIC, TDIC, REA, ODA,- Cibercultura e o estudante como protagonista na produção e disseminação do conhecimento e atividades avaliativas.
Percurso 5: 10/10 a 27/11 orma (textos, vídeos, infográficos e outros); participar do fórum de apresentação da turma; responder questionários; produzir textos reflexivos; entre outras. Para habilitação e certificação, o/a cursista deverá apresentar, no mínimo, 75% de rendimento total das atividades do curso
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Avaliação
A avaliação se dará pela participação e realização das atividades propostas no AVA ao longo do curso, tais como: apropriar-se do material disponível na plataforma (textos, vídeos, infográficos e outros); participar do fórum de apresentação da turma; responder questionários; produzir textos reflexivos; entre outras. Para habilitação e certificação, o/a cursista deverá apresentar, no mínimo, 75% de rendimento total das atividades do curso.
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Conteúdo
Currículo, didática e trabalho pedagógico Educação e Tecnologia Estrutura organizacional da SEEDF Etapas e modalidades educacionais Processos avaliativos
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Fundamentação Teórica
De acordo com o documento Pressupostos Teóricos da SEEDF (2014), a escola deve ser um espaço democratico, emancipador, fomentador de saberes compreendendo como um espaço de pertencimento e protagonismo do estudante, ainda embasado no nosso texto básico vale lembrar: “Uma verdadeira escola cidadã preocupada com a mudança do contexto social por meio de maior diálogo com a comunidade. A escola não pode ser mais um espaço fechado”(SEEDF, 2014, p. 26).
Conhecer a organização estrutural da SEEDF e como as suas unidades orgânicas se relacionam e se complementam para o funcionamento, político e social, da nossa rede de ensino, examinando criticamente suas respectivas influências em sala de aula.
Identificar, de forma sistematizada, os conceitos apresentados pelo Currículo em Movimento e o Regimento das Escolas Públicas do Distrito Federal, entre outros documentos, possibilitando a discussão coletiva sobre a educação pública junto aos professores. Como aponta Silva (2018, p. 47), trabalhar a formação continuada numa perspectiva emancipadora, que vai além da mera certificação.
O primeiro módulo do curso traz a apresentação da estrutura da nossa instituição, como as unidades orgânicas se relacionam e se complementam para o funcionamento da rede nos aspectos da representação política e social na figura da Secretaria de Educação.
Ações de formulação de programas e projetos, implementar políticas, diretrizes e orientações relacionadas ao planejamento estratégico, ao acompanhamento e à avaliação. Por fim, o papel político do Sindicato dos Professores no Distrito Federal - SINPRO com finalidade precípua de defender as melhorias nas condições de vida e de trabalho da categoria.
No segundo módulo, o curso apresenta as teorias que embasam o currículo em movimento da SEEDF, com destaque para as influências das teorias crítica e pós-crítica na constituição dos documentos da rede.
Destaca, também, a construção das aprendizagens na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e da Psicologia Histórico Cultural (SAVIANI, 2000), considerando os estudantes como sujeitos históricos, que influenciam e são influenciados pela cultura escolar, e que aprendem a partir da interação com os outros e com os símbolos sociais. Além disso, este módulo traz a perspectiva da Didática da PHC apresentada por Gasparin (2000), que contribui para o planejamento e execução do trabalho pedagógico.
O terceiro módulo apresenta os diversos contextos de aprendizagem em suas etapas e modalidades educacionais, como: Educação Especial na perspectiva inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Educação do Campo, no intuito de compreender a dinâmica social de defesa, garantia e luta pelos direitos e compromisso social para a classe trabalhadora. (SEEDF, 2014).
No quarto módulo, o curso irá tratar sobre os três níveis de avaliação na nossa rede de ensino (Larga Escala, Institucional e de Aprendizagem) a fim de propor reflexões sobre a relevância de desenvolver um trabalho articulado entre eles. Além disso, esse módulo discutirá a importância da função formativa da avaliação para o trabalho docente e para as aprendizagens dos estudantes.
Para finalizar, o quinto módulo trará discussões sobre as influências das tecnologias digitais no contexto educacional na perspectiva de uma educação transformadora apresentada por José Moran (2017). O debate irá propor a importância do estudante como protagonista na produção e disseminação do conhecimento dentro das relações postas pela cibercultura.
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Objetivo Específico
- Conhecer a estrutura organizacional da SEEDF e suas respectivas influências em sala de aula; - Refletir sobre as bases teóricas e os pressupostos que fundamentam o Currículo em Movimento da SEEDF; - Articular os pressupostos teóricos ao planejamento e à prática pedagógica; - Distinguir as etapas e modalidades educacionais existentes na SEEDF; - Compreender a função formativa da avaliação das aprendizagens; - Examinar a aplicabilidade de alguns recursos tecnológicos digitais como recursos educacionais. rede de ensino
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